Manutenção de máquina de sorvete: entenda sua importância e frequência

Bertollo - 11 de fevereiro de 2022

Manutenção de Máquina de Sorvete: Entenda sua Importância e Frequência

A manutenção de máquina de sorvete deixou de ser um fator de custo para compor a estratégia competitiva da empresa. Além de prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos, quando realizada de forma preventiva otimiza gastos e promove um aumento no rendimento operacional. Isso, porque evita interrupções inesperadas da produção em decorrência de falhas.

No texto de hoje, vamos falar sobre manutenção de máquina de sorvete corretiva e preventiva. Além disso, há outras alternativas, como a atualização (também conhecido como retrofit industrial) e a troca completa. Leia e entenda quando é o momento certo para escolher cada uma delas. 

Tipos de manutenção de máquina de sorvete

Em linhas gerais, no setor industrial existem 2 tipos básicos de manutenção de equipamentos: a corretiva e a preventiva. Confira abaixo cada uma delas em detalhes:

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva visa corrigir falhas técnicas que impedem o bom funcionamento do equipamento. Também se aplica quando o maquinário apresenta desempenho menor que o esperado. Esse tipo de manutenção de máquina de sorvete é de alto custo, pois implica na pausa repentina da produção e perda de qualidade do produto, uma vez que a mesma não é planejada. 

Manutenção Preventiva

Baseada em intervalos predeterminados, a manutenção preventiva atua na redução da probabilidade de falhas sistêmicas e quedas de desempenho. Desta forma, ocorre em intervalos de tempo previamente definidos, em horários agendados, visando também minimizar as pausas na produção. Portanto, trata-se de um modelo mais barato e com menor impacto na produção. 

Quer saber como funciona o Suporte Técnico da Bertollo. Entre em contato e tire suas dúvidas 👇

Qual é a frequência ideal para manutenção de máquina de sorvete preventiva?

Como cada equipamento industrial funciona de uma forma única, fica difícil precisar um intervalo. O ideal, portanto, é consultar o fabricante. Ele, melhor do que ninguém, saberá orientá-lo quando a frequência ideal para manutenção preventiva.

No setor de sorvetes, decorrente da variedade de produtos, se usa diferentes modelos de máquinas. Algumas atuam na produção como um todo, enquanto outras se dedicam a facilitar esse processo, servindo para triturar ou misturar ingredientes, e até embalar o produto depois de pronto. 

Para que conheça mais, separamos uma lista com alguns desses equipamentos. Confira logo abaixo:

Benefícios da manutenção preventiva

Quando realizada corretamente, a manutenção de máquina de sorvete preventiva oferece inúmeras vantagens para o produtor, tais como:

  • Redução de desperdícios de tempo, mão de obra e materiais.
  • Otimização do tempo de serviço, com maior controle do tempo das atividades.
  • Redução de falhas nos equipamentos e do impacto na produção.
  • Menor tempo de parada para reparo e correção de falhas. 
  • Aumento da segurança e redução dos acidentes de trabalho. 

👉 Saiba como atrair novos clientes para sua sorveteria vender mais!

O que é retrofit Industrial?

O retrofit industrial é uma alternativa à manutenção de máquina de sorvete, que visa prolongar o tempo de vida útil do equipamento. O procedimento consiste em revitalizar e modernizar o mesmo, ao invés de trocá-lo por um novo. Essa prática garante mais economia ao produtor, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade.  

Essa atualização se dá por meio da substituição de partes móveis do equipamento e de componentes danificados por peças novas. Também pode ocorrer com a atualização de sistemas isolados (elétrico, hidráulico, pneumático, entre outros), e com a otimização do controle de acesso.   

Consulte o fabricante e saiba como proceder com a atualização dos seus equipamentos!  👇

Quando trocar o equipamento é a melhor solução?

A decisão de fazer a troca completa de uma máquina de sorvete, implica em custo e tempo de aprendizado. Por isso, a mesma deve ser tomada de forma consciente e com base na análise de alguns fatores importantes, como produtividade, custo-benefício e segurança. 

Se a sua máquina de sorvete apresenta falhas em um curto período de tempo, é preciso pensar em uma atualização ou troca. Nesse momento, cabe avaliar o custo de ambas as alternativas. Por vezes, compensa mais comprar um equipamento novo e atualizado, do que realizar o retrofit. 

Quando o equipamento é um risco à segurança dos operadores, isso mesmo depois de realizadas as devidas manutenções, este é um indício concreto de que é hora de comprar uma máquina nova. O mesmo vale para as falhas que impactam na produtividade. 

Outro motivo que justifica a troca da máquina é a tecnologia. Componentes obsoletos deixam a manutenção mais cara, além de implicar na produtividade e facilidade de manuseio. Muitas vezes, a falta de peças para substituição acaba influenciando na decisão de realizar a troca completa do equipamento. O mesmo acontece com maquinários fora de linha ou descontinuados.

Quer saber mais sobre manutenção de máquina de sorvete? A Bertollo oferece suporte técnico especializado para  seus equipamentos. 📞 Entre em contato e tire suas dúvidas. 

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *