Produção de açaí: conheça como funciona seu processo industrial

Bertollo - 23 de fevereiro de 2022

Produção de açaí: conheça como funciona o processo industrial
Produção de açaí: conheça como funciona seu processo industrial

As sorveterias têm investido na produção de açaí, e com essa crescente, as empresas notaram que precisam expandir os seus negócios por meio de sua capacidade produtiva.

É essa a expansão que a fabricação de açaí no processo industrial traz à tona: a possibilidade de fabricar uma quantidade maior de produto em menos tempo.

Dentro desse tipo de procedimento, a receita e o sabor se mantêm, já que a receita original é preservada; a única diferença é o método produtivo aplicado.

Conheça a seguir as etapas que envolvem a produção de açaí no processo industrial, quais tipos de máquinas podem ser utilizadas, e como esse mecanismo pode ajudar sua empresa a crescer.

Produção de açaí industrial: passo a passo simples

A produção de açaí no processo industrial acontece em alguns passos simples, veja:

  1. Os ingredientes da receita devem ser misturados;
  2. O líquido com a receita misturada deve ser depositado na máquina industrial de preparo de açaí;
  3. A máquina fará a mistura e o resfriamento do sorvete de açaí, que se transformará em uma massa homogênea e consistente, pronta para ser envasada.

De forma simplificada, é assim que a produção em escala funciona.

Claro que, o processo vai envolver outros fatores, como a mão de obra especializada. Mas, em termos gerais, esse é o passo a passo para uma produção eficaz e ágil.

Máquinas utilizadas no processo de produção de açaí

Com a alta demanda de produção de açaí, a indústria também tem ganhado força e a robustez necessária para atender às demandas dos empresários do ramo de sorveteria.

Atualmente, o mercado oferece diferentes tipos de máquinas industriais com as quais é possível fabricar açaí, e as principais delas são:

Produtora horizontal de massa

A produtora horizontal de massa é uma máquina que trabalha de forma descontínua, e por isso, é ideal para empresas que têm seu foco voltado à fabricação de açaí artesanal.

Isso porque, esse tipo de equipamento fabrica a massa em quantidades menores e com espaço de tempo disponível entre um envasamento e outro.

Ainda assim, a produtora horizontal de massa pode aumentar a capacidade produtiva de uma sorveteria sem perder a arte da criação do produto.

Produtora contínua de massa

No caso da produtora contínua de massa, a produção de açaí torna-se uma grande operação, já que ela oferece um tempo de atividade constante e sem intervalos.

Um investimento com ótimo custo-benefício para fábricas de sorvete que desejam vender potes maiores de até 2L, a produtora contínua de massa pode chegar à produção de 1.500 litros de calda.

A Bertollo Indústria de Máquinas de Sorvete é uma empresa com sólida experiência na fabricação de máquinas de produção de açaí, e pode auxiliar na expansão da produtividade de seu negócio.

Complementos para uma produção de açaí eficaz

O sucesso de um negócio que alinha produtividade e sucesso na hora de produzir o mix de açaí está diretamente interligado com dois fatores: a qualidade do produto e atenção aos detalhes.

Apesar de a máquina industrial alavancar o processo de produção de açaí, existem ainda outros itens que podem complementar essa experiência de fabricação.

Alguns deles são o liquidificador ou triturador, balde de 10 litros, espátula e outros acessórios.

A melhor maneira de escolher qual a máquina e acessórios complementares ideais para a produção de açaí é avaliar o próprio negócio.

Quando uma sorveteria que tem como público-alvo o consumidor final, por exemplo, investir em uma máquina de operação contínua pode se tornar um erro. 

E vice-versa, no caso de a empresa ter como público-alvo outras sorveterias para revenda.

Características como estrutura e porte, valores e visão, custos, mão de obra e público-alvo devem ser levados em conta quando o assunto é investimento em maquinário.

Para entender melhor como as máquinas funcionam, é preciso consultar empresas com qualificação e experiência nessa área.

Com mais de 35 anos no mercado, a Bertollo Indústria de Máquinas para Sorvete é uma empresa especializada em máquinas para fabricação de sorvete, sendo referência no segmento. Para conhecer os equipamentos e a empresa, entre em contato e saiba mais.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *