Um guia prático sobre a máquina pasteurizadora de sorvetes

Bertollo - 13 de abril de 2022

Um guia prático sobre a máquina pasteurizadora

A máquina pasteurizadora é responsável pela ação de submeter o alimento a uma variação de temperatura extrema em um curto período de tempo.

Para o ramo de fabricantes de sorvete, esse sistema age diretamente nos sólidos de leite, que é um componente essencial para a maioria dos sorvetes e picolés existentes no mercado.

Dentro da receita, o leite confere estrutura e palatabilidade para a calda, auxiliando a reduzir o sabor da gordura e aumentando sua textura e resistência.

O método que a máquina pasteurizadora efetua tem impacto na saúde do cliente, sendo responsável por preservar o caráter saudável para os alimentos e reduzir sua carga de microorganismos.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a máquina pasteurizadora, sua importância e também fornecer algumas dicas para ter uma boa pasteurização da calda. Acompanhe:

Como a máquina pasteurizadora trabalha

A máquina pasteurizadora possui alta tecnologia para garantir que o serviço de pasteurização seja eficiente.

O aquecimento é realizado por um aquecedor a gás e contém a circulação de água gerada a partir de uma bomba por sistema fechado.

Entre o aquecimento e o resfriamento, a mistura é homogeneizada, para garantir que terá a cremosidade e a essência adequadas.

Após o término do ciclo é iniciado o curso de maturação, em que a máquina pasteurizadora mantém a calda numa temperatura de 4ºC a 6ºC.

Depois de terminar a pasteurização, já é possível fazer o congelamento do sorvete ou picolé.

A Bertollo Máquinas de Sorvetes está no mercado há mais de 35 anos e possui uma linha de máquinas pasteurizadoras, além de um sistema de pasteurização completo. 

Essas máquinas podem auxiliar na sua produção de sorvetes, conheça:

Benefícios de ter uma máquina pasteurizadora

Algumas informações a respeito da necessidade de ter uma máquina pasteurizadora são importantes, como:

  • A pasteurização do leite é uma exigência da ANVISA (resolução RDC 267) que visa garantir a segurança alimentar do produto. É um método obrigatório tanto para a produção de sorvetes quanto picolés;
  • É preciso garantir a qualidade do produto final, e a máquina pasteurizadora é capaz de gerar essa confiabilidade ao unir temperatura e tempo de maturação ideais;
  • O processo de pasteurização pode aumentar o rendimento da calda de sorvete em até 20%, já que auxilia na homogeneização dos ingredientes;
  • Devido a esterilização que o tratamento térmico gera, o produto final pode garantir uma data de validade mais longa para as sorveterias.

Isso significa que a pasteurização beneficia tanto o fabricante de sorvetes quanto o consumidor final.

Dicas para gerar uma boa pasteurização

A pasteurização dentro da produção de sorvete é diferente de outros tipos de procedimentos, como no ramo de laticínios, por exemplo; e é por isso que essa etapa requer atenção diferenciada. 

Como tem mais componentes sólidos, a calda do sorvete precisa ser exposta à alta temperatura por mais tempo do que os laticínios.

A máquina pasteurizadora pode ser de produção contínua ou descontínua, a depender do modelo escolhido, mas o método precisa preservar algumas características, para que não perca seu propósito inicial.

Principalmente em processos descontínuos de pasteurização, é preciso tomar atenção sobre o tempo e a temperatura a que o produto ficará exposto, para não estragar o sorvete ou precisar refazer todo o procedimento.

A Bertollo Indústria de Máquinas para Sorvete trabalha apenas com equipamentos de altíssima qualidade, e conta com profissionais especializados para realizar o atendimento em todo território brasileiro. Para adquirir seu pasteurizador de sorvete, entre em contato 👇

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *