Como vender sorvete no inverno e ter um negócio rentável o ano todo

Bertollo - 6 de abril de 2022

Como vender sorvete no inverno e ter um negócio rentável o ano todo

“Não tome sorvete no inverno porque faz mal!” É uma das objeções que as sorveterias precisam trabalhar em épocas de frio, já que precisam vender sorvete nessa época mesmo assim.

Como vencer isso?

Esses são mitos que passaram de geração em geração por muitos anos, e por isso, o brasileiro carrega consigo o comportamento de não se arriscar a tomar sorvete durante as épocas mais frias.

O que é necessário fazer para vender sorvete no inverno então? Hoje vamos falar sobre algumas maneiras de driblar esse preconceito.

Vender sorvete no inverno é possível — com informação

A informação, como dissemos, pode ser a chave do sucesso para vender sorvete no inverno.

Alguns empreendedores ficam assustados com a sazonalidade de vendas de sorvete, que normalmente tem seu pico no verão e depois uma queda brusca.

Mas, atenção: esses questionamentos vêm de crenças sem embasamento científico, então, procure aliar informação e criatividade para atingir seus objetivos de venda mesmo no frio.

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O sorvete não é um transmissor de doenças

Gripes e resfriados são causados por umidade, poluição, aglomeração de pessoas e falta de proteção com o frio, não tem absolutamente nada a ver com o alimento que é consumido.

Especialistas da área da saúde afirmam que um alimento não tem propriedades suficientes para transmitir doenças, somente o comportamento humano.

Um exemplo interessante a ser pensado é que outros países têm maior concentração de consumo de sorvete per capita, sendo que os invernos são muito mais severos do que no Brasil.

Isso acontece com a Nova Zelândia com 12,8 litros e nos Estados Unidos com 10 litros por pessoa no período anual.

Quer dizer que países com climas temperados atingem marcas de consumo maiores do que o Brasil, que é um país tropical.

Isso se deve ao fato de o brasileiro ter a tendência de consumir sorvete somente no verão.

A maneira de vender sorvete no inverno, portanto, tem a ver com a mudança de cultura e não com o clima.

Auxilia no combate de doenças

Ao contrário da mensagem que esse tabu tem causado, vender sorvete no inverno pode auxiliar em inflamações, por exemplo.

Você já ouviu falar que depois de uma cirurgia dentária como a extração do siso é importante ingerir sorvete para ajudar no processo de desinflamação?

Sim, isso quer dizer que alimentos gelados auxiliam no combate de inflamações, pois têm ação oxidante em sua composição.

Olhando de outro ângulo, também é possível entender que um dos motivos para vender sorvete no inverno é o fato de que é uma refeição saudável.

A maioria das iguarias geladas são ricas em frutas concentradas e alguns sabores oferecem versão com leite, um alimento rico em cálcio.

Como atrair clientes e vender sorvete no inverno

Para atrair clientes e vender sorvete no inverno é preciso usar de algumas técnicas, afinal, não dá para transmitir informações com um negócio vazio.

Como atrair esse cliente mesmo em dias com baixa temperatura?

Uma alternativa é incrementar o cardápio do negócio com alguns ingredientes que são comumente consumidos durante o frio, por exemplo:

  • Rum;
  • Açúcar mascavo;
  • Café;
  • Chocolate (principalmente em caldas);
  • Caramelo.

👉 Confira dicas para criar um menu atrativo para sua sorveteria.

Além disso, é possível unir pratos que os clientes amam em qualquer época com adição do sorvete, como petit gateau, brownies, pudins e tortas, por exemplo.

Vender sorvete no inverno não é uma tarefa simples, mas para o empreendedor que deseja romper com os mitos acerca desse assunto, existem opções plausíveis.

É preciso usar a imaginação e investir em planejamento para essa época e garantir um público fiel também nos meses de inverno do Brasil.


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One Response

  • Elizabete Cechelero 7 de abril de 2022 at 09:17

    Adorei as dicas e vou colocá-las em prática. A minha fábrica é 100% Bertollo e estou muito satisfeita com os produtos que tenho. Aguardo novas dicas e obrigada pela parceria.

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